Habilidades
- Spoiler:
- Passiva: Meio-Dragão - Shyvana recebe Armadura e Resistência Mágica adicionais. Esses valores são dobrados enquanto Shyvana estiver em forma de dragão.
- Q: Mordida Dupla - Shyvana golpeia duas vezes em seu próximo ataque. Ataques Básicos reduzem o tempo de recarga de Mordida Dupla em 0,5 segundos.
Forma de Dragão: Mordida Dupla fere todas as unidades à frente de Shyvana.
- W: Combustão - Shyvana fica envolta em fogo, causando Dano Mágico por segundo a inimigos próximos e movendo-se mais rapidamente por 3 segundos. A Velocidade de Movimento reduz ao longo da duração do feitiço. Ataques básicos estendem a duração Combustão.
Forma de Dragão: Combustão abrasa a terra em seu raio de ação. Inimigos sobre a terra abrasada continuam a receber dano.
- E: Hálito Flamejante - Shyvana desfere uma bola de fogo que causa dano a todos os inimigos que encontrar e os deixa em brasas por 4 segundos. Ataques básicos em alvos marcados causam um percentual de sua Vida máxima como dano ao contato.
Forma de Dragão: Hálito Flamejante envolve todas as unidades em área de cone à sua frente.
- R: Descida do Dragão - Shyvana se transforma em dragão e voa em direção ao local alvo. Inimigos em seu caminho recebem dano e são lançados na direção de seu local alvo. Shyvana passivamente recebe Fúria por segundo e recebe 2 de Fúria em ataques básicos.
Build - Itens
Início - Early Game:
- Spoiler:
Início - Early - Essenciais (vs AP):
- Spoiler:
Início - Early - Essenciais (vs AD):
- Spoiler:
Final - Late Game - Build Completa:
- Spoiler:
Habilidades - Talentos
- Spoiler:
Guia - Introdução
O que tem de bom na Shyvana?
Shyvana é um Bruiser AD/Híbrido que atualmente não era muito visto, porém, tornou-se altamente utilizado no competitivo, porém, em geral seu uso é no TOP e não na Jungle. Depois de um pequeno rework em seu Hálito Flamejante ela se tornou um pick muito comum em jogos high-elo. Mesmo depois de nerfs, ela continua sendo um dos campeões mais fortes no jogo e seu potencial para se tornar forte na Lane Phase é imenso.
Por que Shyvana Solo TOP?
Na TOP Lane, Shyvana consegue aplicar pressão constante na lane adversária com sua forte habilidade para trocar dano e habilidades para puxar as ondas de minions, mantendo assim o oponente recuado e deixando-a livre para fazer roam. O que a Shyvana perde em CC ou utilidade ela compensa com sua grande defesa e seu dano, pois o seu dano otimizado é um dos maiores do jogo. Quando o jogo começa, ela se torna imortal e um pesadelo para os carrys inimigos, onde ela ultará no meio da TeamFight para matá-los.
Runas
- Spoiler:
- - 9 Marcas de Penetração Híbrida
- 9 Selo de Armadura
- 9 Glifos de Resistência Mágica por Nível
- 3 Quintessências de Regeneração de Vida
Feitiços de Invocador
- O Flash continua sendo um dos melhores feitiços de invocador no jogo e é bom em qualquer situação. É importante (em lane) ter um escape, sua Combustão funciona como um Fantasma/Ghost com um cooldown baixo, ou seja, flash é uma das suas melhores opções.
- O Incendiar é quase que indispensável para top laners, você precisa realmente dar a si próprio algum benefício extra para matar o outro top laner.
- O Teleporte não é uma opção viável para a Solo Queue, porém lhe dá uma vantagem de posicionamento e de split push rápido enquanto seu time faz uma distração.
- Como mencionado, o Fantasma possui uma ótima coesão com seu Combustão e irá funcionar melhor em algumas situações em que não quiser utilizar o Flash ou achar que o mesmo não combina com seu modo de jogo.
Itens - Explicações
Inicial:
- Mesmo depois de ter sido nerfado, o Escudo de Doran continua sendo uma ótima opção para top laners bruisers em geral.
Botas:
- A Passos de Mercúrio é uma ótima opção para a Shyvana, pois a mesma tira bastante vantagem da tenacidade que a mesma oferece já que CC é algo muito fraco em seu Kit de Habilidades. Se o top laner inimigo for AP, opte por esta bota.
- A Tabi Ninja é outra ótima opção para a Shyvana Top, sendo muito efetiva contra ADs pesados, como Tryndamere.
Essenciais:
- Tendo a Capa de Fogo Solar como primeiro item para a Shyvana ela se tornará extremamente tank, enquanto consegue ter um ótimo dano em área que também comba com sua habilidade de Combustão.
- O Semblante Espiritual não possui a melhor sinergia com o kit da Shyvana, mas será sua melhor opção de item para Resistência Mágica. Este é feito especialmente contra AP laners, já que o mesmo oferece bom sustain e bons buffs.
- A Espada do Rei Destruído tem uma sinergia absurda com o kit da Shyvana, adicionando uma grande quantidade de dano para ela tanto Early como Late game. O mesmo também é ótima opção contra Tanks no Top, por conta de sua passiva que lhe concede dano baseado na % de vida do inimigo. Sobretudo, este item geralmente deve ser o primeiro da sua lista de itens de dano.
Dano:
- Assim como a Espada do Rei Destruído, este item possui uma ótima sinergia com a Shyvana, porém, geralmente não é considerado consistente para a mesma. A única razão para fazer este item em sua build de Shyvana é o de abusar de sua passiva, atingindo diversos inimigos contínuos quando você usa seu Q em forma de dragão. Sobretudo, enquanto a Hidra Raivosa é um item bastante eficiente para a Shyvana, continua não sendo tão poderoso quanto a Espada do Rei Destruído é.
- Um item ótimo para Shyvana, acrescenta-lhe um ótimo dano quando a situação o pede. Em geral, você optará por fazer o Véu da Banshee ou o Semblante Espiritual, pois os dois são melhores opções de resistência mágica, porém se o time inimigo estiver com grande resistência mágica, você pode optar por este item para causar maior dano ao longo da TeamFight.
- Se você realmente estiver desesperado para pegar os inimigos e eles estão bem mais fortes que você, o Malho Congelado pode ser uma opção viável. Apenas seja cuidadoso para quando comprar este item, pois o mesmo é simplesmente ineficiente, já que existem itens em sua build que suprem a necessidade de lentidão, vida e dano como a Espada do Rei Destruído e o Presságio de Randuin.
Defesa:
- Este item é muito efetivo para counterar campeões que se baseiam mais em Auto-Ataque do que em habilidades. Este item tem potencial de ser feito contra campeões que a Shyvana não consegue duelar contra, como Tryndamere ou Fiora. A passiva é ótima para dar lentidão nos inimigos e também para reduzir sua velocidade de ataque se seu time não possuir CC forte o suficiente para você chegar lá.
- Um ótimo item, principalmente contra campeões que possuem CCs extremamente pesados.
Counter Picks
- Dificuldade: 2/10
- Dificuldade: 6/10
- Dificuldade: 6/10
- Dificuldade: 7/10
- Dificuldade: 10/10
Fonte: MobaFire
Tradução e Adaptação: Stark.